PDA

View Full Version : [Review] Ridge Racer 7

microbyte
11-04-2007, 04:23 AM
Ridge Racer 7
A série está de volta à PS3, já que o ano passado se iniciou noutra plataforma, com mais drifts malucos e o modo de arcada e os fãs de jogos do tipo “drift-racing” irão certamente gostar. Muitas das pistas são repetidas da última versão do jogo, pelo que o que os fanáticos da saga Ridge Racer mais irão apreciar serão as novas funcionalidades de personalização dos carros e também a introdução de uma técnica no jogo chamada “Slipstreamming”, que é basicamente ganhar velocidade, mantendo-nos atrás de um carro, de modo a reduzir o atrito ao ar.
Ao jogar Ridge Racer pela primeira vez, pode tornar-se difícil fazer coincidir o trajecto que o carro toma, com aquele que queremos que ele tome, pois não é fácil habituarmo-nos à técnica de “drifting” (derrapagens). No entanto, se queremos mesmo passar o jogo, vamos ter de nos assumir como uns profissionais do drifting, pois esta técnica permite fazer as curvas de uma forma mais rápida, sem perder muita velocidade, mas também ganhar nitrogénio (nitro) para podermos elevar o limite de velocidade do carro com o qual estamos a competir.
O facto de termos de fazer muitas derrapagens ao longo de cada percurso pode levar os primeiros jogadores da saga a pensar: “Quem se lembrou de encher a pista de sabão?”. Talvez as derrapagens estejam um pouco irrealistas, afastando o jogador do ambiente que poderia resultar num modo de jogo menos baseado nas derrapagens. O que é certo é que sem que o jogador faça uma desaceleração, o carro vira muito pouco, mas assim que levantamos o polegar do X, não nos podemos distrair, a menos que queiramos fazer um pouco de turismo rural, pois vai ser muito complicado voltar a endireitar o carro nos primeiros tempos. Algumas horas de jogo depois, começamos a dominar a técnica e a passar alguns desafios. Mas atenção… É cada vez mais difícil passar o desafio seguinte, pois o jogo vai exigir cada vez mais dos nossos dotes de bons condutores.
Não há muito a dizer sobre os carros. Apenas realçar o facto de não haver marcas registadas de carros reais, isto é, Ridge Racer criou as suas próprias marcas de carros e os seus fabricantes, todos eles fictícios (Kamata, Assoluto, Gnade, ou Danver). Acima dos fabricantes, estão os modelos de carros. Podemos então adquirir, por exemplo, um Danver Bayonet, ou um Sinseong Jujak, ou mesmo o Age Prophetie. Estes são apenas exemplos dos muitos carros disponíveis no jogo. O design dos carros, isso sim, é bastante realista. Bastantes curvas modernas e grandes efeitos de brilho e reflexões do céu. De facto, o jogo não lhes chama carros, mas sim “máquinas”/”machines”. Terá alguma intenção?
Outra funcionalidade já bastante presente nos jogos editados para a PS3 é a possibilidade de jogar online. Com um máximo de 14 jogadores por sala, cada jogador pode criar a sua própria sala ou procurar uma das salas com lugares disponíveis para jogar. Há uma funcionalidade para poder falar com os outros jogadores na sala, enquanto não começa a corrida, mas este chat está limitado a um conjunto de frases, sem que as possamos alterar. Durante a corrida, não é possível comunicar. Acreditem ou não, a habilidade de um jogador aumenta bastante no jogo online, pois torna-se mais competitivo e interessante. Dentro da temática online, podemos incluir aqui o modo de jogo “Time Attack”, onde cada um corre sozinho numa pista e quando acaba, o resultado será emitido para a PlayStationNetwork e o nome do piloto aparecerá numa lista online, visível a todos. Infelizmente, e de acordo com o próprio jogo, pode demorar 1 hora até que o resultado apareça online.
Em termos de som, podemos dizer que é um pouco fraco. É salientada a voz de uma rapariga, em vez do som da “máquina” ou mesmo do Nitro, pois estes quase passam despercebidos com a música techno que tem acompanhado as corridas há muito na saga Ridge Racer.
O jogo suporta todos os modos de alta definição (HD – High Definition), no seu máximo, uma resolução de 1080p. Resta aos jogadores terem um televisor HD para poderem aproveitar ao máximo o poder das derrapagens a alta velocidade de Ridge Racer 7, um dos primeiros jogos de corridas que saíram para a PS3 que promete reunir e ganhar muitos fãs.

Pontos fortes
O uso em conta do sistema de eixos SIXAXIS, proporcionando algum realismo à condução.
Suporte multijogador online até 14 jogadores.

Pontos fracos
O som e a narração.
Drifts exacerbados, tirando realismo ao jogo.

Avaliação
Jogabilidade - 8
Gráficos - 9
Sons – 6

Total – 7.6

Todos os direitos reservados.
Proibida a cópia não autorizada.

jamper
11-04-2007, 05:01 AM
Experimentei a demo desse jogo.
quando o carro começa a fazer drift não o consigo segurar mais. Fica prali a fazer slalom.
Não gostei:P

Multani
11-04-2007, 05:09 AM
\"os fãs de jogos do tipo “drift-racing” irão certamente gostar\"

Para mim não é preciso dizer mais nada, não acho piada nenhuma :dry:

microbyte
11-04-2007, 06:47 PM
Multani wrote:
\"os fãs de jogos do tipo “drift-racing” irão certamente gostar\"

Para mim não é preciso dizer mais nada, não acho piada nenhuma :dry:

:P Porque não és fã... Eu confesso que também não achei muita piada aos drifts abusados, mas ao escrever a review, tenho que pensar sempre que há pessoas que podem gostar deste tipo de jogo. Talvez não seja ao acaso que este jogo já vai na 7ª edição. :whistle:

doctorgowned
28-04-2007, 05:55 AM
sinto que tou a repetir me nao sei porquÊ mas infelizmente ofereceram me esse jogo e nao gostei muito!!

lembro me de dizer que era + 1 para o montinho!

nao me agrada o facto de se sacar drifts tao facilmente, prefiro um GT em que é complicadissimo sacar uma curva perfeita!!

microbyte
29-04-2007, 04:41 PM
doctorgowned wrote:
sinto que tou a repetir me nao sei porquÊ mas infelizmente ofereceram me esse jogo e nao gostei muito!!

lembro me de dizer que era + 1 para o montinho!

nao me agrada o facto de se sacar drifts tao facilmente, prefiro um GT em que é complicadissimo sacar uma curva perfeita!!
Não nos esqueçamos que a saga já vai na sétima edição (e se vai é por alguma razão, é porque há gente que gosta.)