PDA

View Full Version : [Tutorial] Burla no Ebay - Resolver com o Paypal para receber o dinheiro de volta

UsadosPS3
05-08-2011, 12:58 AM
Bem isto não é um tutorial 100% exacto, mas é mais um exemplo de como resolvi uma situação que me aconteceu no Ebay

Então de inicio o que aconteceu foi isto, comprei um jogo no Ebay no dia 13 de Abril, a inicio achei bom de mais e como o membro em questão tinha feedback 0, fiquei de pé atrás, mas decidi arriscar, como havia a protecção do ebay/paypal achei que se houvesse algum problema iria ser resolvido sem problemas e demoras.

Então comprei o jogo, mas qual não foi a minha surpresa no dia seguinte vejo que o negocio desapareceu, sem chance dar feedback nada que o relaciona-se com o ebay a não ser o pagamento feito no paypal.

Então começou o processo de reembolso

Enviei este mail

I bought yesterday a PS3 dead space 2 game to this person on ebay, today the page with the auction dissapear, a friend mine also bought and already tried to contact him and had no answer, other thing is the traking number that doesn't work... I only can assume that this is a scam. hoping for you to help me TY

Esperei os 10 dias normais nestes casos para o vendedor responder de volta a dar esclarecimentos

ele não disse nada... e passados 10 dias mandei o caso para os serviços do paypal decidirem

Dia 24 Abril

Didn't get any answer back from seller, should been a scam

passado 10 dias +/-

no dia 3 de Maio

chega-me o pacote que o suposto vendedor mandou em vez de um pacote com jogo DeadSpace 2 CE, igual ao da imagem em baixo para PS3, chegou-me um da Xbox 360 ed. normal e nem original era, em vez disso uma cópia/falsificação, pode-se ver pela fraca qualidade da capa e especialmente pelo selo na caixa que não tem o logótipo que todos os jogos xbox360 originais têm

http://farm6.static.flickr.com/5213/5388193936_432280d9b8.jpg

Honestamente como funciono sempre decidi contactar o paypal a dizer que tinha chegado, mas que não era o artigo que supostamente tinha comprado

I had bought the item Dead Space 2 collector's edition for PS3 on the 24th last month.I escalated the deal because in the time, because right after buying the game on ebay and paying for it with paypal the page with the deal disappeared, there was no proof there of the transaction, so I right at the time saw that was a scam.Today I received proof of it, I was supposed to receive one like this http://farm6.static.flickr.com/5213/5388193936_432280d9b8.jpg instead I received a Dead Space for Xbox 360 case with a printed cover, this because the seal with the Microsoft logo isn't there.I didn't opened it, if needed I will film the unboxing of the supposed game.I had weight the game and compared it to others from xbox, usually the case cover manual and dvd weight 150g, this one has 80g, so it's a case empty for shure, but if needed I will film the unboxing.Anyway this isn't what I bought and I hope for a full refundIf you need any other help please tell me, I'm looking forward to solve this and hope that the seller is banned from paypal so no one could be scammed again for him

Aqui começou o martírio e desde já aconselho a, quando tiverem um problema do género, dizerem que não receberam nada a dizer que veio algo que não tem nada haver ou assim, isto porque o paypal depois obriga a enviar de volta o artigo, neste caso para a China que era de onde vinha, porque eles exigem um registo que possam seguir para confirmar que foi devolvido.

Numa tentativa de ir buscar pelo menos o dinheiro que paguei pelo jogo foi aos CTT enviei em correio registado para a China paguei +/- 6€ de portes e enviei o jogo de volta.

aqui já íamos no dia 16 de Maio +/- 1 mês depois de apresentar a queixa

esperei que chega-se lá, mas passara-se algumas semanas pedi um adiamento da data de conclusão do caso que estava marcada para 28 Junho até lá o pacote não tinha chegado a lado nenhum :s

entretanto como já tinha passado um mês desde a data de envio, fiz uma queixa nos CTT, para descobrir onde andava o pacote se tinha sido entregue e se não para ser devolvido.

então no dia 28 de Junho o caso foi encerrado com a seguinte mensagem do paypal

The tracking information you provided was invalid and we were unable to confirm delivery of the item associated with this claim. As a result, the case is now considered closed and we are unable to process a refund.

We encourage you to work directly with the seller to find a resolution.

Thank you for your cooperation.

Sincerely,

Protection Services Department

Tipo se o vendedor não tinha falado, porque haveria de o fazer agora, aqui comecei a chamar-lhes quase de imbecis, mas acreditem funciona desde que fiquem pelo quase (um bom exemplo do que falo)

You people got to be joking with me, there's no other way to put this...

So the protection program doesn't work and anyone can scam people like this

I did what you said spent more money sending back the item that he sent and know you are telling me that the scammer wins?

I'm not the only one complaining about this, seriously you are telling me after all the work I had that you will let the scammer keep the money?

I sent the item if it doesn't arrived no where is because the address you have is fake too but that isn't my fault, I advice about that...

I have proof that I sent the item back and already filled a complain on my postal office to track the package, I can scan and sent to you the document proving that what I'm telling is the truth, but if after all this you will let the scammer win, I can only think that your protection program is BS, sorry to say it like this, but there's not other way to tell you that, I gave all what you asked, if you go to the link I gave you, you can see that the package was sent.

How can you tell that is invalid?

Seriously after using your service for this long, being scammed for a chinese guy and you take is side, only tell me 2 things...

First win money scamming people too, because if you can track them and refunding people the scammer will always win
Second find other solution for payments like moneybookers or other kind of web wallet

I really hope that you re-open the case, at least until my post office can give me an answer where the package is...

If you need some official document proving that it was sent tell me and I will get it asap

Thank you and hoping for an answer soon

Deixaram-me sem resposta até que então no dia 20 de Julho recebi de volta o pacote que tinha enviado

enviei-lhes outro mail na esperança que podessem reabrir o caso

Hi there

I'm contacting you asking if you could open the case again after this time I received the package back from the address you told me to ship...

I told you then that the seller was a scammer and this address wouldn't be real but you insist that I ship it anyway... now it came back so I would like to receive as asked my refund

Please mail me back as soon as possible

TY

eles assim fizeram e pediram para enviar os documentos por fax a provar que tinha sido devolvido etc, aqui o que eles querem mesmo é ver os carimbos como prova que foi enviado

como não tenho fax perguntei se era possivel enviar antes um scan dos documentos e enviar por email

deram-me 3 dias para ir ao site do paypal ao caso em questão e fazer upload dos scans

aqui houve mais uns contratempos, mas o que interessa é terem acabo por aceitar as minhas provas e reembolsado o valor do jogo

perdi qualquer coisa com o cambio e com o envio para a china, mas recuperei a maior parte do dinheiro por volta de 1 de Agosto

Resumindo abri o caso dia 14 de Abril e resolveram a meu favor a 1 de Agosto, não se deixem ficar sejam teimosos que vale a pena.

Conselhos que deixo

- Mesmo que seja muito bom negócio não comprem a membros com menos de 3-5 pontos de feedback de gente diferente e que tenham menos de 100%
- Qualquer problema no paypal deste género omitam o facto de a encomenda chegar, pode poupar muito tempo e dinheiro, se a encomenda vier sem registo e não referirem que receberam o pacote eles não obrigam a devolver (atenção sejam honestos e sensatos não façam isto com qualquer negócio só em casos destes de burla)

Email directo de queixas no paypal:
complaint-response@paypal.com

Qualquer coisa estou disponível para ajudar ;)

j2mnunes
05-08-2011, 08:20 AM
Muito bom Usados! Parece que eu já vivi um caso assim... ah espera... eu so ou amigo que comprou a mesma ediçao ao Chino!! :lol:

kivan
05-08-2011, 08:23 AM
Excelente guia, apenas te faltou referir que esse é um caso extremo e que normalmente caso não seja uma vigarice, como foi o caso, a devolução do dinheiro por paypal demora menos de 1 mês após a queixa.

Obscurians
05-08-2011, 09:06 AM
Usados, não sei se compramos ao mesmo vendedor, mas parece-me que sim, pois estive exactamente na mesma situação que tú, i.e., comprei a edição especial do dead space 2 para a PS3, e o que me chegou foi uma cópia do jogo para a xbox360.

No entanto, a resolução do meu problema foi bastante mais simples que a tua, isto porque, a meu ver, falhaste ao ir fazer a queixa directamente ao Paypal.

No meu caso tentei contactar o vendedor por duas vezes, antes de receber o jogo em questão, pois reparei logo que o negocio tinha desaparecido, e ainda comentei com o Kivan que achava aquilo estranho, pelo que creio que ele nem chegou a fazer o pagamento.

Esperei alguns dias, e como não obtive resposta do vendedor, abri logo um processo no ebay, mesmo tendo o negócio desaparecido, utilizando o "item no." e reportando que o item em questão não me tinha sido entregue, que o negócio tinha desaparecido do ebay pelo que depreendi que sabiam que se tratava de uma burla e que o vendedor não respondia às minhas mensagens.

Quando recebi o jogo, deixei um novo comentário no processo a dizer que o jogo que tinha recebido não era a edição limitada, mas sim uma cópia pirata de um jogo para a xbox360.

Passadas +ou- duas semanas, e uma vez que o vendedor não respondeu ao processo, o paypal através do ebay reembolsou-me do dinheiro que paguei, e o jogo pirata foi para o lixo.

O que recomendo é tentarem sempre abrir os processos através do eBay, e tentarem resolver as coisas a bem caso a outra parte vos esteja a responder, ando por lá há varios anos, e nunca me dei mal enquanto comprador.

O meu vendedor chamava-se wenzhangche lolol

Muito bom Usados! Parece que eu já vivi um caso assim... ah espera... eu so ou amigo que comprou a mesma ediçao ao Chino!! :lol:

O ebay tem uma protecção muito boa, e por isso não tenho qualquer problema em comprar coisas a users com feedback 0, este caso que reportei já me tinha acontecido uma situação igual antes, e a resolução foi igual.

O ebay defende sempre o comprador, mais que o vendedor, por isso quando for a palavra de um contra o outro, o ebay vai muito provavelmente dar razão ao comprador.

Acreditem quando vos digo que precisam de ter mais cuidado a vender por lá do que a comprar.

kivan
05-08-2011, 09:13 AM
O que recomendo é tentarem sempre abrir os processos através do eBay, e tentarem resolver as coisas a bem caso a outra parte vos esteja a responder, ando por lá há varios anos, e nunca me dei mal enquanto comprador.

É o mesmo vendedor, já que tb eu comprei um, mas consegui cancelar o pagamento no paypal assim que o negócio desapareceu.

Em outros casos tenho feito queixa directamente no ebay e não no paypal e foram resolvidos rapidamente.

Slash
05-08-2011, 09:40 AM
A dica nas reclamações é dizer SEMPRE que não chegou, mesmo que tenha chegado e não seja o produto em causa... a não ser que o leilão se mantenha up e disponível para ser consultado e que se possa dizer que o item não é o mesmo. Mas depois há o problema da devolução, prefiro dizer que não chegou...

Shark
05-08-2011, 09:48 AM
O ebay defende sempre o comprador, mais que o vendedor, por isso quando for a palavra de um contra o outro, o ebay vai muito provavelmente dar razão ao comprador

Corrigido.

kivan
05-08-2011, 10:37 AM
A dica nas reclamações é dizer SEMPRE que não chegou, mesmo que tenha chegado e não seja o produto em causa... a não ser que o leilão se mantenha up e disponível para ser consultado e que se possa dizer que o item não é o mesmo. Mas depois há o problema da devolução, prefiro dizer que não chegou...

Sim, mas é preciso ter cuidado com os vigaristas, que se aproveitam disso para ficar com as coisas e dizer que não recebem.

Assim muitos deles não enviam para Portugal, pq já ficaram escaldados com anteriores negócios

enfermeiro
05-08-2011, 11:42 AM
Epa é por estas e por outros que fico com o pe atras sempre que compro coisas da net

UsadosPS3
05-08-2011, 12:41 PM
Obscurians eu também prefiro sempre fazer queixa no Ebay, visto que como dizes é mais rápido e tem live chat que funciona muito bem, mas como todos os registos da compra tinham desaparecido do Ebay, achei que só me restava fazer a queixa pelo paypal, pena nem eu nem o nunes termos conhecimento disso na altura, teríamos poupado tempo e dinheiro...

De qualquer forma este é como diz o kivan um caso extremo, não só para mostrar como agir, como para mostrar que não devemos deixar-nos levar por burlões

Slash o unico problema aqui foi mesmo que ele mandou com registo, se tinha sido eu que sabia o que era não assinava e deixava ir para trás, mas foi a minha mãe que recebeu e então já estava confirmado ter recebido, mas também por isso digo que só façam isso nestes casos, não utilizem isso sempre que comprem algo, porque depois acontece que muitos só mandam com registo que fica caro ou nem mandam mesmo.

A2J7C
05-08-2011, 12:52 PM
Sei que uma vez já abri um processo no eBay, já não me lembro porquê xD
O minimo que um vendedor tinha de feedback quando comprei foi 130 e tal. Tento nunca comprar a vendedores com feedback baixo. nem que tenha que pagar mais 2 ou 3£ e ao menos pensar estar mais seguro...
També só fiz 15 negócios no eBay, pouca coisa comparada com outras pessoas...

Arche
05-08-2011, 09:05 PM
Ainda bem que conseguiste resolver isso. Eu comprei um Scribblenauts para a Nintendo DS e não funcionou, quando o fui tentar vender à Game eles mostraram-me que era uma falsificação, dava para ver pelo tipo de impressora que usaram no "cartridge". O ebay não fez nada em relação a isso, o vendedor continua a vender produtos falsificados, e eu perdi 15€ e tive de o encomendar do The Hut. -. -'

j0hni
17-09-2011, 11:41 PM
Galera, ocorreu a mesma parada comigo essa semana, comprei de um vendedor que tem mais de 200 pontos, só que, a o produto desapareceu pra dar o feedback, faz uma semana que eu comprei, o que eu faço? cancelo logo a compra??? alguem me ajuuuuuda! e ele já enviou o "saco de pedra" que eu tô lgd! kkkkk TENSO

Obscurians
19-09-2011, 03:38 PM
Boas j0hni e bem vindo ao forum.

Apesar de isto "fugir" um pouco ao principio do fórum, é sempre bom que esta informação seja divulgada para que mais e mais users tenham conhecimento dos procedimentos a tomar, caso sejam (ou suspeitem ser) vitimas de burla no ebay.

Uma vez que dizes que o vendedor tem um feedback razoável, convém veres se o user em questão ainda continua registado no eBay, ou se, por algum motivo, foi banido do eBay - muitas vezes os users são banidos por terem mais do que uma conta no eBay, por partilharem um ip, por venderem material contrafeito, ou seja, não quer por isso dizer que sejam burlões ou que não recebas o que encomendaste.

Caso o vendedor já não esteja registado, tenta entrar em contacto com ele por e-mail (tens o e-mail dele no recibo do paypal), escrevendo na lingua inglesa pois é a linguagem mais utilizada no ebay e normalmente é aquela que é utilizada na resolução de problemas, e guarda todos os e-mails enviados e/ou recebidos, pois podem servir de prova para mais tarde.

Se ele te responder, pede-lhe o comprovativo de envio (tracking number) para ires acompanhando a encomenda (se estas mesmo desconfiado do conteudo da encomenda, podes fazer um video quando a receberes mas não creio que seja necessário, sempre que a palavra do vendedor vai contra a do comprador, este ultimo ganha), mas caso ele não te responda no espaço de uma semana, abre uma queixa no ebay (vai a customer support no canto superior direito e clica em resolution center), dizendo que não recebeste o artigo, que tentaste entrar em contacto com o vendedor e que ele não te respondeu, e que estranhas o facto do mesmo ter sido banido do eBay/ou de o leilão ter sido apagado.

Passado alguns dias e caso ele não responda ao processo, és reembolsado do montante que lhe enviaste.

Atenção que, uma vez aberto um processo, nunca o feches antes de teres recebido o item e estejas satisfeito com o mesmo ou o reembolso, pois caso contrárionão o poderás voltar a abrir.

Galera, ocorreu a mesma parada comigo essa semana, comprei de um vendedor que tem mais de 200 pontos, só que, a o produto desapareceu pra dar o feedback, faz uma semana que eu comprei, o que eu faço? cancelo logo a compra??? alguem me ajuuuuuda! e ele já enviou o "saco de pedra" que eu tô lgd! kkkkk TENSO

Hernanizer
24-09-2011, 09:13 PM
Bem tenho um caso diferente... mandei vir um jogo, mas como passou 1 mes refilei... deram o dinheiro pa trás, e passado 1/2 semanas +/- o jogo veio, veio na quinta-feira, e agora? tenho o jogo e o dinheiro, até sinto-me mal...

shadow_kill3r
25-09-2011, 09:23 AM
Bem tenho um caso diferente... mandei vir um jogo, mas como passou 1 mes refilei... deram o dinheiro pa trás, e passado 1/2 semanas +/- o jogo veio, veio na quinta-feira, e agora? tenho o jogo e o dinheiro, até sinto-me mal...
Entra em contacto com o vendedor para lhe devolveres o dinheiro simples.

manux3ever
03-10-2011, 06:40 PM
Que grande filme lol...

Flop
13-10-2011, 07:06 PM
exacto entrem em contacto com o vendedor para devolver o dinheiro, ja me aconteceu o mesmo, mas passado mais tempo recebi o material :P